Conselho Comunitário em Ação

quarta-feira, dezembro 20, 2006

NATAL SOLIDÁRIO

O Natal está chegando!
É a festa do Homem mais solidário!
É a festa d´Aquele que veio para servir.
Que veio para que todos tivessem Vida
e Vida em abundância.
Mas 54,7 por cento da humanidade vive em estado de miséria
ou pobreza extrema, assim informa um relatório do Banco Mundial.
Viver na miséria não é viver!
Não é ter vida! É apenas existir.
Como existe a pedra, o pau, um resto de toco, um caco de vidro....
Vivemos num mundo de contraste
onde uns tem como viver bem e outros nada tem.
Uns comem, outros não.
Uns trabalham, outros vivem da caridade pública.
Uns tem casa, outros dormem nas calçadas, debaixo de pontes..
É a isso que chamamos de mundo de contraste.
E este contraste, esta diferença de viver, não está longe de nós, não!
É só olhar para o nosso lado, para a nossa comunidade,
para o nosso municipio! Nosso estado! Nosso Brasil!
Até alcançar o mundo!...
Muitas vezes, a miséria é a nossa vizinha...
A pobreza é a nossa comadre...
É ou não é?
Pois é, olhando por aí, dá uma dor bem lá no fundo do coração!...
E relembrei o que eu já escutei infinitas vezes:

- "Eu tive fome e tu me deste de comer!
Eu tive sede e tu me deste de beber!"

- Quando foi Senhor que eu te socorri?
Quando foi Senhor que eu te socorri?

-"Aquele irmão a quem ajudaste, era Eu, era Eu, era Eu!"
E pensei...
Como é que se pode, neste Natal, homenagear o Homem que foi mais solidário nesta vida?
Será Assim?

Bebendo Wiski? Cerveja? Muito Vinho? Cachaça???
Comendo Peru? Pernil de Cordeiro? Filé? Churrasco?
Queijos e Salames???!!!

Ou Assim?

Doando brinquedos e livros? Roupinhas usadas? Doando um quilo de alimentos?
Distribuindo cestas básicas? Sopa e pão para os velhinhos do Abrigo?
Lancheiras para as crianças pobres???

E Assim?

Engajando-se numa instiuição?
Sendo voluntário num programa comunitário? Numa ONG?
Doando tempo ou parte desse tempo a uma causa social?
Doando nossos talentos, conhecimentos, a inteligência,
colocando nossa formação profissional a serviço
dos que foram postos à margem do convívio social,
dos que estão excluídos dos bens e da riqueza do país,
dos que se encontram sem esperança e se entregam ao desespero,
ao crime, às drogas, ao suicídio?
Ajudando estas pessoas a se reconhecerem como pessoas, a exercitarem a sua
cidadania, a se unirem em sua própria defesa, a encontrarem sentido numa luta
conjunta por igualdade de condições de vida...
... no comer
... no beber
... no vestir
... no saber
... no produzir
... no conviver
... no escolher
... no poder
Mesmo diante da caótica situação geral, - da roubalheira e do
crescente sentimento de individualismo que impera - ,
contribua você com a sua parcela para para devolver a dignidade
daqueles despossuidos de quase tudo.
Um outro mundo é possível! Acredite!
O Jesus do nosso Natal nos pede gestos concretos de solidariedade
para que as pessoas sejam felizes e vivam dignamente, como gente,
como filhos amados de Deus, não importando a cor, o sexo,
o partido, a religião, se pequeno ou grande, se jovem ou velho.
Que gestos concretos, emergenciais, materiais, afetivos, permanentes ou duradouros
podemos exercitar a exemplo do Homem mais Solidário que é o
Jesus do nosso Natal?!
Pense! Aja!

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home