Conselho Comunitário em Ação

segunda-feira, setembro 11, 2006

NOSSA HISTÓRIA



Exatamente há 146 anos atrás, já existiam habitantes no território do atual Município de Boa Saúde. Isto significa dizer que os primeiros moradores aqui chegaram bem antes de 1859 e se estabeleceram em diversas Datas de Terra. Não é conhecido, com exatidão, o ano em que surgiu o povoado que deu origem à cidade de Boa Saúde, na Data do Lerdo. Sabe-se, entretanto, que em 1878, há 127 anos, o lugar já existia com esse nome, em homenagem a Nossa Senhora da Saúde.
O povoado começou como um lugar de pouso de tropeiros que, constantemente, viajavam do agreste para o sertão. Antônio Badamero Saca, um dos moradores mais antigos, oferecia "arrancho" aos viajantes em sua residência, um casarão de taipa, com muitos quartos, localizada onde depois foi construída a primeira escola e hoje existe o prédio do Correio.
Sabe-se que no início, além da família Saca, residiam no povoado as famílias Ferreira e Nunes. Depois, chegaram os Cachoeira que se estabeleceram em vários pontos da região onde hoje é o município de Boa Saúde.
A primeira capela dedicada a Nossa Senhora da Saúde foi construída antes de 1878. Contam as pessoas mais antigas que, um viajante tendo adoecido, ficou hospedado na casa de Badamero até ficar curado, quando teria dito que o lugar era abençoado e deveria se chamar Boa Saúde. Depois desse acontecimento Luiz Cachoeira tomou a iniciativa de mandar construir uma capela dedicada a Nossa Senhora da Saúde, tendo como pedreiro Antônio Badamero.
Na época, pertencente ao Município de São José de Mipibu, as primeiras professoras do lugar foram nomeadas no ano de 1886. A construção da primeira escola, que depois passou a se chamar Dr. Mário Câmara, ocorreu em 1935, ano em que também foi construído o primeiro mercado público e uma delegacia. Nesse período o povoado passou a se desenvolver, tendo como principais atividades econômicas: as culturas da mandioca e do algodão; algumas casas de comércio, algumas casas de farinha e duas descaroçadeiras de algodão. Nesse período, as principais lideranças eram José Heronides da Câmara e Manoel Joaquim de Souza, conhecido como Néco de Sinhá.
A criação do distrito ocorreu em 17/09/1938, quando Boa Saúde, passou à condição de vila. A sua emancipação política ocorreu em 11/12/1953, tendo como principais responsáveis Manoel Teixeira de Souza (Nezinho), Antônio Augusto de Souza e Manoel Ribeiro de Andrade.
No dia 11/12/2004, completa, portanto, 51 anos de criação do município de Boa Saúde. É uma data histórica de grande significado para os filhos da terra e para os que a escolheram para morar e viver.
É bom lembrar o quanto é importante preservar a memória dos nossos antepassados; valorizar a nossa história, nossos costumes e tradições. Neste sentido, aproveito este espaço para tornar público um sonho que espero tornar-se realidade. Gostaria de contar com o apoio do poder público municipal e de toda população de Boa Saúde, para no próximo ano podermos criar a Casa da Memória de Boa Saúde; uma espécie de museu que terá como objetivo preservar a nossa memória e contar a nossa história. Ela reunirá e conservará objetos, instrumentos de trabalho, documentos, fotos de pessoas e de acontecimentos relacionados com os nossos costumes e tradições. (José Alaí de Souza)

CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

O Conselho Comunitário de Boa Saúde é uma instituição de utilidade pública, autônoma, sem fins lucrativos e representativa dos moradores de Boa Saúde/RN, com jurisdição em toda a área do município de Boa Saúde no Estado do Rio Grande do Norte e cuja sede fica localizada à rua Nadege de Oliveira, nº. 128.

Os Objetivos do Conselho estão definidos no sentido de:

1. Estimular a organização da sociedade civil, orientando a formação de grupos produtivos, associações e outras instituições afins;

2. Reivindicar e colaborar com o poder público na busca de soluções para os problemas da comunidade;

3. Promover o desenvolvimento da comunidade através da realização de programas e projetos, que proporcionem o desenvolvimento sustentável a partir do levantamento das potencialidades e aproveitamento dos recursos locais;

4. Contribuir para a melhoria das condições de vida da população carente através da realização de atividades nas áreas de saúde e saneamento básico, educação, melhoria de habitação, capacitação de mão-de-obra, geração de renda e outras de interesse social e econômico;

5. Incentivar o artesanato, a arte e a cultura e contribuir para a preservação e conservação do patrimônio histórico;

6. Promover a educação ambiental e a defesa e preservação dos recursos naturais e do meio ambiente;

7. Celebrar convênios com organizações governamentais e não governamentais tendo em vista obter cooperação técnica e financeira para a consecução dos seus objetivos;

8. Promover reuniões, simpósios, encontros, seminários, congressos e outras atividades afins de interesse da comunidade.



“Fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem rosas”.


CORRENTE SOLIDÁRIA


Se você pode doar ou quer se desfazer de alguns pertences pessoais como bijuterias, roupas e sapatos de adultos e crianças , roupa de cama e banho, livros, brinquedos e jogos infantis, utensílios de cozinha, eletrodomésticos, móveis, material escolar e de escritório procure o CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE. Suas doações passarão a fazer parte do trabalho educativo que esta instituição realiza no sentido de reaproveitar, reciclar ou mesmo repassar às pessoas em situação de necessidade.
FONE PARA CONTATO: 3234.4868


0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home