Conselho Comunitário em Ação

terça-feira, outubro 24, 2006


FAZER O BEM FAZ BEM


Pesquisa cientifica diz: fazer o bem, faz bem! Psicólogos, neurologistas, epidemiologistas afirmam que ajudar o próximo traz benefícios para a saúde de quem ajuda. Fazer o bem é bom para o coração, o sistema nervoso, o sistema imunológico. Faz a pessoa viver mais tempo e melhora a vitalidade de um modo geral.

Segundo os pesquisadores, ao fazer o bem, despertamos gratidão e afeto, sentimentos que nos provocam uma sensação de bem estar. Essa sensação poderia ser causada pelas endorfinas, uma substância produzida naturalmente pelo cérebro e que nos coloca em estado de alegria e felicidade.

Mas o contrário também é verdadeiro: a hostilidade, que é o oposto do altruísmo, coloca nossa saúde em risco. A pesquisa revelou que quanto mais hostil a pessoa é, tanto mais fechada são as suas artérias coronárias e maior o
risco de doenças do coração.

Taí o recado da ciência. Ocupe-se com o outro, com o próximo. Seja voluntário! Seja altruísta. O altruísmo que faz uma pessoa se ocupar ou se doar aos outros, por livre e espontânea vontade, além de ter um profundo efeito social, garante mais saúde para você.

Não se feche! Não se tranque! Descruze os braços, junte-se a nós e abrace uma boa causa social. Eu abracei o Conselho Comunitário de Boa Saúde.
CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE


1. O que é: O Conselho Comunitário de Boa Saúde é uma Organização não Governamental, autônoma, de utilidade pública e sem fins lucrativos com sede e jurisdição em toda a área do Município de Boa Saúde, Rio Grande do Norte, Brasil.

2. Sua Missão: Servir à população mais fragilizada e excluída socialmente,
apoiando e estimulando a sua organização em grupos produtivos, associativos e cooperativos; contribuindo para a melhoria de sua qualidade de vida, nas áreas básicas dos direitos sociais; colaborando com o poder público na busca de soluções dos problemas de suas comunidades; defendendo o seu meio ambiente, seu patrimônio histórico e valorizando suas formas de manifestações culturais suas potencialidades e recursos locais.


3. Principais Ações do Conselho:

a) Alfabetização de Adultos
b) Apoio ao desenvolvimento do artesanato e às manifestações culturais da região
c) Apoio às ações da Pastoral da Criança
d) Apoio à geração e melhoria de renda : Artesanato e Projeto Multimistura
e) Ações educativas para o exercício da cidadania dos moradores: encontros de formação e capacitação, palestras, reuniões
f) Comemoração de datas significativas para a comunidade
g) Em andamento: Criação de um Coral Infanto-Juvenil e o Grupo de Escoteiros
h) Serviço de Parcerias com o Poder Público Municipal, Estadual e Federal; Associações Comunitárias da Região; Instituições e Serviços da Comunidade: Rádio FM, Comércio Local, Escolas etc...
i) Produção e Distribuição do periódico mensal AÇÃO DA CIDADANIA

4. Diretoria:

Presidente: Eridante Paiva de Souza (Eri)
Vice-Presidente: Suelly Araújo
Secretária: Rita de Cássia dos Santos Costa
Tesoureira: Maria de Fátima Gonçalo
Quadro de Sócios: 70

5. Endereço:
Conselho Comunitário de Boa Saúde
Rua Nadeje de Oliveira, 128 – Boa Saúde/RN/Brasil
CEP 59.260-000
Para Contato : 0xx84 3234.4868
Com Eri
QUEM SOU EU



Eu sou Eri. Sou Assistente Social e Professora Universitária aposentada. Moro em Natal no Rio Grande do Norte, Brasil. Casada, mãe de três filhos e avó de três netinhas. Há quatro anos, eu e meu marido, também aposentado, decidimos ser voluntários e desde então estamos na comunidade de Boa Saúde trabalhando com a população, dois ou três dias por semana.
Trabalhamos com crianças, mães, idosos, mulheres, grupos de agricultores estimulando a sua organização em grupos produtivos ou associativos e sua participaçao em atividades que venham ao encontro dos seus interesses.
FICA SEMPRE UM POUCO DE PERFUME
NAS MÃOS QUE OFERECEM ROSAS

CORRENTE SOLIDÁRIA

Lembre-se: "Fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem rosas"



Se você pode doar ou quer se desfazer de alguns pertences pessoais como bijuterias, roupas e sapatos de adultos e crianças, roupa de cama e banho, livros, brinquedos e jogos infantis, utensílios de cozinha, eletrodomésticos, móveis, material escolar etc. procure o CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE. Suas doações passarão a fazer parte do trabalho educativo que esta ONG realiza no sentido de re-aproveitar, reciclar ou mesmo repassar a pessoas em situações de penúria ou necessidade.
Contato com Eri no Fone 0xx84 3234.4868

RECADO URGENTE

Estamos precisando com urgência de uma cadeira de rodas para servir a um senhor de 82 anos que vive acamado. Não anda, tem incontinência urinária e isto está lhe causando desconforto e ferimentos na pele. Ele precisa sair da cama, tomar um pouco de sol diariamente e ver o mundo, ver a vida além da parede do seu quarto.

Quem puder disponibilizar esta cadeira, mesmo usada, ficaremos muito agradecidos.

sexta-feira, outubro 20, 2006

COMEMORAÇÃO DO DIA DA CRIANÇA

CRIANÇA

Eri

(Poema que eu fiz para homenagear as crianças do meu Brasil,
as crianças de Boa Saúde a quem eu sirvo com muita alegria
e, de modo muito especial, as minhas três netinhas:
Bruma, Brenda e Alana)

Em meio a risos e prantos de alegria ela chega
Semeando puros sentimentos e emoções.
Produz tanto encantamento ao seu redor,
Tanta beleza e tantas boas vibrações
Que não há quem por ela não morra de amor!

Criança! Oh! Ser sagrado!
Que faz lembrar a todos um tempo
Tão dourado de luz, tão cheio de esperança...
Que todo mundo sorri quando vê uma criança

Criança! Que todo mundo se enternece ao ver
E mesmo não querendo, esquece
O que de pior a vida possa ter.

Criança! Oh! Ser bendito
Sua vinda entre nós faz a vida mais feliz
E torna o nosso mundo muito mais bonito!
Crianças de Boa Saúde, na comemoração do Dia da Criança, no Conselho Comunitário
O Conselho Comunitário de Boa Saúde e a Pastoral da Criança no dia 11/10, anteciparam a comemoração do Dia da Criança. Cerca de 150 crianças, acompanhadas das suas mamães, participaram da festa que constou de pescaria com distribuição de brindes; cantigas de roda pelas crianças formando um grande coral; distribuição de lancheiras, pipocas, bolos, sucos e refrigerantes.


A presidente do Conselho, Eridante Paiva de Souza falou sobre o significado do Dia da Criança e, aproveitando a presença das mães, falou, também, sobre a produção da Multimistura e o trabalho que vem sendo realizado pelo Conselho Comunitário, conjuntamente com a Pastoral da Criança.
A Multimistura é produzida por um grupo de mulheres, sob a orientação do Conselho Comu-nitário. Está sendo adquirida pelo Programa Compra Direta, executado pela EMATER e distribuída com 350 crianças sob a orientação de Rita de Cássia , coordenadora da Pastoral da Criança. É um alimento rico em vitaminas A, B e C; sais minerais: fósforo, cálcio, ferro, magnésio, potássio, zinco e sódio. Pode ser consumido por todas as idades, ajudando a manter a saúde, reduzindo as infecções, prevenindo a prisão de ventre, combatendo a desnutrição e anemia.

Ainda dentro da programação da festa da Criança, a Presidente do Conselho Comunitário lançou o Projeto do Coral Infanto-Juvenil " O Canto do Rouxinol", tendo sido aplaudido pelas mães e pelas crianças, com as quais foi simulado, no ato, um canto coral do repertório popular de música infantil: Atirei o pau no gato. As inscrições para o Coral estão abertas para crianças na faixa de 10 a 14 anos.


Valeu a pena comemorar o Dia da Criança fazendo a alegria da garotada que participa da Pastoral da Criança em Boa Saúde. Muitas crianças já perguntaram pela Festa do Natal. Certamente pensando no presente de Papai Noel. Vamos mobilizar a comunidade. Com a participação e a colaboração de todos, as crianças que participam da Pastoral da Criança poderão ter uma bonita Festa. O Natal significa doação, amor, solidariedade, generosidade... Cada pessoa terá a oportunidade de participar. Aguardemos um pouco mais.























"EDUQUEMOS HOJE, NOSSAS CRIANÇAS PARA NÃO SER NECESSÁRIO CASTIGAR OS HOMENS AMANHÃ" Rui Barbosa


quinta-feira, outubro 12, 2006

A ONG - CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE - INAUGURA SUA NOVA SEDE



A reforma da sede do Conselho Comunitário de Boa Saúde foi inaugurada no dia 08/09/2006, com a participação de muitas pessoas da cidade e da zona rural. O Programa Desenvolvimento Solidário se fez presente através do seu Coordenador Sr.José Gercino, do Sub-coordedenador Sr. Valfredo Queiróz e do Supervisor, Sr. Mariano. O Conselho Municipal do FUMAC de Boa Saúde esteve representado pelo seu presidente Sr. José Alaí de Souza e pelo
tesoureiro Sr. Ézio Alencar. A solenidade contou, ainda, com as presenças da Sra. Zilda Limeira, Assistente Técnica e da Sra Anália Pereira, Professora de Alimentação Alternativa.

A presidente do Conselho Comunitário, Sra. Eridante Paiva falou sobre os objetivos e sobre as atividades do Conselho, destacando o Projeto de Alimentação Alternativa que foi implantado com recursos do Programa Desenvolvimento Solidário, no Valor de R$ 23.063,20, aplicados na reforma da sede do Conselho e nos equipamentos que estão sendo usados para a produção da Multimistura. Destacou, ainda, a aquisição da produção pelo Programa Compra Direta executado pela EMATER e a sua distribuição com 350 crianças da Pastoral da Criança de Boa Saúde. Informou ainda a Presidente da ONG que em contatos mantidos com a Senhora Prefeita
Edice Félix, o grupo de Produção e a Associação dos Artesãos serão contemplados com um box para exposição e comercialização dos seus produtos.
O Sr. Valfredo referiu-se ao Projeto de Alimentação Alternativa (produção da Multimistura) dizendo que o mesmo é diferente de todos os projetos que já foram financiados pelo Programa Desenvolvimento Solidário e que, além de gerar trabalho e renda, tem um grande alcance social porque contribui para a melhoria das condições de nutrição e saúde da população.
O Sr. Gercino falou sobre a importância do Programa Desenvolvimento Solidário e suacontribuição para a melhoria das comunidades rurais e o combate a situação de pobreza, destacando a participação do Banco Mundial, doGoverno do Estado, dos municípios e da população. Sobre os projetos financiados pelo Programa ressaltou a importância e o poder de decisão da população, através das Associações Comunitárias e dos Conselhos Municipais do FUMAC, desde a escolha das prioridades até a execução dos projetos.
Representando o Grupo de Produção usou da palavra a Senhora Salete Leandro da Comunidade de Ipueiras reforçando a importância da Multimistura para o desenvolvimento das crianças e testemunhando o seu uso junto aos filhos menores. Lembrou que, desde as primeiras discussões, há três anos atrás, vem acompanhando a luta do Conselho
Comunitário e de sua Presidente para que o projeto se tornasse uma realidade, o que agora é, na vida de centenas de pessoas, nas comunidades rurais e na sede do Municipio.
O Sr. José Alaí, falou sobre a atuação do Conselho do FUMAC e sobre a atenção que as Associações Comunitárias e o referido Conselho tem recebido do Programa Desenvolvimento Solidário. Na ocasião, mostrou a necessidade de aprovação do Projeto de Beneficiamento de Castanha de Caju da comunidade de Limoeiro, uma vez que Boa Saúde é um grande produtor de castanha e toda produção sai do município, sem nenhum beneficiamento, deixando de gerar trabalho e renda.

Quem foi ao Conselho Comunitário teve a oportunidade de ver a exposição dos produtos do Grupo de Alimentação Alternativa; do artesanato da Associação dos Artesãos de Boa Saúde e, do material sobre a história e a cultura de Boa Saúde, exposto pelo Conselho Comunitário, no dia 06/09, na V Semana de Arte e Cultura de Goianinha, promovida pela Secretaria Municipal de Educação daquele município.

Encerrando a solenidade, a Sra Eridante agradeceu a presença de todos e em seguida foram servidos salgadinhos e sucos à base de receitas e ingredientes naturais, feitos pelo Grupo de Alimentação Alternativa sob a orientação da Professora Anália Pereira da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social da Prefeitura de Natal.
<>
CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE
ONG INTEGRANTE DA REDE DE PROTEÇÃO SOCIAL DO MUNICIPIO





ALIMENTAÇÃO ALTERNATIVA





Mulheres agricultoras produzindo a Farinha Multimistura


A alimentação alternativa acrescenta aos alimentos que consumimos no dia-a-dia, os elementos nutritivos que foram perdidos durante o processo de beneficiamento e industrialização. É, também, uma forma de evitar o desperdício e aproveitar parte dos alimentos que normalmente são jogados no lixo, tais como: cascas, sementes, talos e folhas.


IMPORTÂNCIA DAS FIBRAS
NA NOSSA ALIMENTAÇÃO


As fibras trazem diversos benefícios ao nosso organismo e à nossa saúde. Reduzem o risco de câncer do colo, auxiliam no controle do peso, reduzem os níveis do colesterol ruim no sangue e ajudam a prevenir a prisão de ventre.
Os alimentos que contêm mais fibras são as frutas, os vegetais, cereais, grãos e sementes. No caso os grãos, a maior quantidade de fibras está na parte externa, ou seja, na casca. Por isso, os grãos integrais são excelentes fontes de fibras.
O consumo de fibras diário recomendado por nutricionistas é de 25 a 35 gramas, mas é preciso consumir alimentos diversificados para obter essas fibras e não apenas um tipo de alimento.
Na digestão, as fibras funcionam como uma esponja, absorvendo líquidos e facilitando a eliminação das fezes. No controle do peso, as fibras têm um papel importante, uma vez que saciam a fome, mas são pobres em calorias.

MULTIMISTURA
Fonte de vitaminas e sais minerais

O Conselho Comunitário de Boa Saúde, com o apoio do Programa Desenvolvimento Solidário/Governo do Estado e do BIRD (Banco Mundial), implantou uma cozinha voltada para a produção de alimentos alternativos.

Essa cozinha é o espaço e suporte para o grupo de mulheres, composto por agricultoras familiares produzir os alimentos alternativos ricos em fibras, tendo como principais ingredientes: grãos e farelos de cereais; pós de semente de jerimum, de folha de macaxeira e de casca de ovo.
O principal alimento a ser produzido pelo grupo é a multimistura. Com ela podemos enriquecer os alimentos que consumimos todos os dias, sem precisar mudar o modo de preparar e o sabor dos alimentos.
A multimistura ajuda a manter a saúde, reduzindo as infecções, prevenindo a prisão de ventre, combatendo a desnutrição e a anemia e, no caso das mães que amamentam, ajuda a aumentar o leite. Os maiores beneficiados com esse tipo de alimento são as pessoas em fase de crescimento e em idade escolar.
Grupo de Mulheres responsáveis pela produção da Multimistura
À direita, Anália Pereira, instrutora do Grupo e à esquerda, a
Presidente da ONG Eridante Paiva de Souza


SAIBA MAIS
SOBRE A MULTIMISTURA:

INGREDIENTES: Fibra de trigo, farinha de trigo, fubá de milho, farinha de soja, pó e semente de jerimum, pó de casca de ovo e pó de folha de macaxeira.
CARACTERÍSTICAS: Rica em vitaminas: A, B e C; sais minerais: cálcio, ferro, fósforo, magnésio, zinco e sódio.
MODO DE USAR: 2 ou 3 colheres de sopa ao dia, adicionada em caldos, feijão, sopas, mingaus, paçocas, etc.


A Multimistura ajuda a manter a saúde, reduzindo as infecções, prevenindo a prisão de ventre, combatendo a desnutrição e a anemia e, no caso das mães que amamentam, ajuda a aumentar o leite. Os maiores beneficiados com esse tipo de alimento são as pessoas em fase de crescimento, em idade escolar e, as mais idosas.



VALOR NUTRICIONAL PARA
CADA 1OO GRAMAS:
Calorias..............................351,90g
Proteínas.............................64,69g
Lipídios............................... 3,66g
Fibras.................................. 4,56g
Carboidratos........................ 67,06g

TEOR MÉDIO DOS SAIS
MINERAIS mg/100g
Cálcio..............................1.323,0mg
Magnésio........................ 177,6mg
Ferro............................... 4,5mg
Fósforo............................ 475,0mg
Potássio.......................... 496,0mg
Sódio............................... 7,4mg
Zinco.............................. 3,07mg

Coordenador da EMATER LOCAL visitando o Projeto de Alimentação Alternativa

JUNTE-SE A NÓS! DIVULGUE O PROJETO DA MULTIMISTURA!

APOIO:
CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE
Rua Nadege de Oliveira, 128
CEP 259.260-000 – Boa Saúde / RN